Nome: Lucília Mariza Xavier da Silva Raimundo
Nome artístico: Lucília Raimundo
Naturalidade: Moçambique
Morada: Travessa da Água-da-flor, n.º 41 – 2º, 1200-010 Lisboa
Autorização de Residência n.º: 0368383 Contribuinte nº: 225 224 933
Telemóvel nº: 96 3855 969 e-mail: azuluar@yahoo.com
Línguas estrangeiras faladas: Inglês (fluente); Francês (regular);
Italiano (regular); Alemão (básico)
Italiano (regular); Alemão (básico)
Habilitações Literárias :
Frequência do Curso de Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Licenciatura de Formação de Actores/Encenadores da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Frequência do Curso de Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Licenciatura de Formação de Actores/Encenadores da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Experiência Profissional Como Actriz
2007
Lembranças, no Serralves Em Festa- 40 Horas Non Stop, Porto
Dúvida, John Patrick Shanley, encenação de Ana Luísa Guimarães, com Eunice Muñoz e Diogo Infante; Teatro Maria Matos
2006
Flash-Black, Reposição no Teatro Regina (Torres Novas)
Os Negros, Jean Genet, encenação de Rogério de Carvalho, no Teatro Nacional S. João
Lembranças, no Festival Way, discoteca Lux, Lisboa
Flash-Black, texto de Denis Mpunga encenação de João Miguel Rodrigues, uma co-produção CCB/ Centro de Pedagogia e Animação/Teatro de Inverno, apresentado na Black Box do CCB
2005
O Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente, encenação de Laura Valadas, em digressão pelo país
Lembranças, no FIAR (Festival Internacional de Artes de Rua)
O Sorriso da Caixa- Lembranças, sob direcção de Madalena Victorino
2004
Damas d’Ama – reposição, no Teatro Taborda e no Teatro Viriato (Viseu)
Intervenção para a Compreensão da Pintura Moderna, performance integrada no ARTE EM CAMPO, iniciativa do IA por ocasião do Euro 2004
Noivas da Pérsia, um espectáculo de teatro e dança oriental, encenação de Sara do Vale, sobre Noivas Persas de Dorit Rabynian - na Kind of Black Box, Bairro Alto
Lembranças, no Serralves Em Festa- 40 Horas Non Stop, Porto
Dúvida, John Patrick Shanley, encenação de Ana Luísa Guimarães, com Eunice Muñoz e Diogo Infante; Teatro Maria Matos
2006
Flash-Black, Reposição no Teatro Regina (Torres Novas)
Os Negros, Jean Genet, encenação de Rogério de Carvalho, no Teatro Nacional S. João
Lembranças, no Festival Way, discoteca Lux, Lisboa
Flash-Black, texto de Denis Mpunga encenação de João Miguel Rodrigues, uma co-produção CCB/ Centro de Pedagogia e Animação/Teatro de Inverno, apresentado na Black Box do CCB
2005
O Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente, encenação de Laura Valadas, em digressão pelo país
Lembranças, no FIAR (Festival Internacional de Artes de Rua)
O Sorriso da Caixa- Lembranças, sob direcção de Madalena Victorino
2004
Damas d’Ama – reposição, no Teatro Taborda e no Teatro Viriato (Viseu)
Intervenção para a Compreensão da Pintura Moderna, performance integrada no ARTE EM CAMPO, iniciativa do IA por ocasião do Euro 2004
Noivas da Pérsia, um espectáculo de teatro e dança oriental, encenação de Sara do Vale, sobre Noivas Persas de Dorit Rabynian - na Kind of Black Box, Bairro Alto
2003
Damas d’Ama, texto de Isabel Freire, encenação de Mário Trigo; movimento - Stephan Jürgens produção Teatro Focus, no Teatro Taborda
Damas d’Ama, texto de Isabel Freire, encenação de Mário Trigo; movimento - Stephan Jürgens produção Teatro Focus, no Teatro Taborda
2002
Naked Blues, participação no vídeo de Legendary Tiger Man
A Place For Love, instalação de André Guedes, no CAM-ACARTE, Festival Danças na Cidade;
Vou Vai Ando, direcção de Mafalda Saloio e Suzana Branco; Produção Lugar Vagon, reposição no Teatro na Década, em cujo âmbito foi alvo de uma menção honrosa;
Pino Do Verão, encenação e dramaturgia de João Brites; produção Teatro O Bando no FIAR (Festival Internacional das Artes de Rua)
Naked Blues, participação no vídeo de Legendary Tiger Man
A Place For Love, instalação de André Guedes, no CAM-ACARTE, Festival Danças na Cidade;
Vou Vai Ando, direcção de Mafalda Saloio e Suzana Branco; Produção Lugar Vagon, reposição no Teatro na Década, em cujo âmbito foi alvo de uma menção honrosa;
Pino Do Verão, encenação e dramaturgia de João Brites; produção Teatro O Bando no FIAR (Festival Internacional das Artes de Rua)
2001
PortoImaginárioLento, baseada no texto de Pedro Barbosa, encenada por Alberto Grilli; produção de Fábrica de Movimentos, Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.
PortoImaginárioLento, baseada no texto de Pedro Barbosa, encenada por Alberto Grilli; produção de Fábrica de Movimentos, Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.
Produção Executiva/ Secretariado
2000
Secretariado e produção executiva n’O Rouxinol, da obra homónima de Hans Christian Andersen, encenada por José Caldas; co-produção O Teatrão- Teatro para a Infância de Coimbra/ Quinta Parede.
Secretariado e produção executiva nos Encontros de Fotografia de Coimbra – Projecto Mnemosyne
Secretariado e produção executiva n’O Rouxinol, da obra homónima de Hans Christian Andersen, encenada por José Caldas; co-produção O Teatrão- Teatro para a Infância de Coimbra/ Quinta Parede.
Secretariado e produção executiva nos Encontros de Fotografia de Coimbra – Projecto Mnemosyne
Formação
2004/2005
Escola Superior de Teatro e Cinema
Laboratório Teatral – Voz Prof. Maria João Serrão
Laboratório Teatral – Corpo/ Teatro para a Infância Prof. Madalena Victorino
Teoria e Estética Tearal Prof. Armando Nascimento Rosa
Escrita do Texto Dramático Prof. Armando Nascimento Rosa
Leitura dos Clássicos David Antunes
Análise de Texto Prof. Eugénia Vasques
Métodos e Técnicas de Investigação David Antunes
Teoria e Prática da Encenação Prof. José Valentim Lemos
Montagem do Projecto Teatral Escrita e encenação do texto Seiva – A sobrevivência dos cactos
Escola Superior de Teatro e Cinema
Laboratório Teatral – Voz Prof. Maria João Serrão
Laboratório Teatral – Corpo/ Teatro para a Infância Prof. Madalena Victorino
Teoria e Estética Tearal Prof. Armando Nascimento Rosa
Escrita do Texto Dramático Prof. Armando Nascimento Rosa
Leitura dos Clássicos David Antunes
Análise de Texto Prof. Eugénia Vasques
Métodos e Técnicas de Investigação David Antunes
Teoria e Prática da Encenação Prof. José Valentim Lemos
Montagem do Projecto Teatral Escrita e encenação do texto Seiva – A sobrevivência dos cactos
2003/2004
Escola Superior de Teatro e Cinema
Intrepretação III
Formalismo Alemão – Paulo Alves Pereira
A Consciência do Actor – João Brites
Exercício Final – O Percevejo de Vladimir Maiakovski – Nuno Carinhas
Corpo III Luca Aprea
Voz III Prof. Maria João Serrão; Maria Repas Gonçalves
Seminário Cinema Com vários profs. do Departamento de Cinema da ESTC
Seminário David Antunes
2002/2003
Escola Superior de Teatro e Cinema
Intrepretação II
Textos de autores contemporâneos – Rogério de Carvalho
A Comédia de Carácter- Os Apaixonados e O Teatro Cómico de Carlo Goldoni – Francisco Salgado
Classicismo – Rei Lear de William Shakespeare – Álvaro Correia
Corpo II Jean-Paul Buchieri; Luca Aprea; Howard Sonenklar
Voz II Elsa Braga
Teorias da Arte Teatral II Prof. Eugénia Vasques
História da Literatura Dramática e do Espectáculo Teatral II Prof. Duarte Ivo Cruz
Dramaturgia I Prof. Armando Nascimento Rosa
Música e Espaço Acústico II Domingos Morais e José Neves da Silva
Escola Superior de Teatro e Cinema
Intrepretação III
Formalismo Alemão – Paulo Alves Pereira
A Consciência do Actor – João Brites
Exercício Final – O Percevejo de Vladimir Maiakovski – Nuno Carinhas
Corpo III Luca Aprea
Voz III Prof. Maria João Serrão; Maria Repas Gonçalves
Seminário Cinema Com vários profs. do Departamento de Cinema da ESTC
Seminário David Antunes
2002/2003
Escola Superior de Teatro e Cinema
Intrepretação II
Textos de autores contemporâneos – Rogério de Carvalho
A Comédia de Carácter- Os Apaixonados e O Teatro Cómico de Carlo Goldoni – Francisco Salgado
Classicismo – Rei Lear de William Shakespeare – Álvaro Correia
Corpo II Jean-Paul Buchieri; Luca Aprea; Howard Sonenklar
Voz II Elsa Braga
Teorias da Arte Teatral II Prof. Eugénia Vasques
História da Literatura Dramática e do Espectáculo Teatral II Prof. Duarte Ivo Cruz
Dramaturgia I Prof. Armando Nascimento Rosa
Música e Espaço Acústico II Domingos Morais e José Neves da Silva
2001/2002
Escola Superior de Teatro e Cinema
Intrepretação I
Realismos - Cenas de A Gaivota de Anton Tchekov - José Peixoto e Pedro Matos
Travelling de Aristóteles a Beckett com Várias Paragens e Apeadeiros - Carlos Pessoa
Descoberta do Teatro - Álvaro Correia e Francisco Salgado.
Corpo I Alexandre Sousa; Howard Sonenklar
Voz I Elsa Braga
Propdêutica Artística Prof. Paulo Morais
Teorias da Arte Teatral I Prof. Eugénia Vasques
História da Literatura Dramática e do Espectáculo Teatral I Prof. Duarte Ivo Cruz
Introdução à Dramaturgia Prof. Duarte Ivo Cruz
Música e Espaço Acústico I Domingos Morais e José Neves da Silva
Escola Superior de Teatro e Cinema
Intrepretação I
Realismos - Cenas de A Gaivota de Anton Tchekov - José Peixoto e Pedro Matos
Travelling de Aristóteles a Beckett com Várias Paragens e Apeadeiros - Carlos Pessoa
Descoberta do Teatro - Álvaro Correia e Francisco Salgado.
Corpo I Alexandre Sousa; Howard Sonenklar
Voz I Elsa Braga
Propdêutica Artística Prof. Paulo Morais
Teorias da Arte Teatral I Prof. Eugénia Vasques
História da Literatura Dramática e do Espectáculo Teatral I Prof. Duarte Ivo Cruz
Introdução à Dramaturgia Prof. Duarte Ivo Cruz
Música e Espaço Acústico I Domingos Morais e José Neves da Silva
2000
Atelier de Preparação de Actor orientado por Joaquim Nicolau e André Gago;
Atelier de Introdução à Técnica do Actor por João Mota;
Atelier de Aikitaiso por Annick Lemaire e João Grosso;
Atelier de Preparação de Actor orientado por Joaquim Nicolau e André Gago;
Atelier de Introdução à Técnica do Actor por João Mota;
Atelier de Aikitaiso por Annick Lemaire e João Grosso;
1999
Atelier de Técnicas de Respiração e Relaxamento do Actor, por Francis Selleck -1º Encontro de Teatro Universitário Francófono em Évora;
Atelier sobre técnicas de actor de Constantin Stanislavsky, por António Varela-1º Encontro de Teatro Universitário Francófono em Évora;
Atelier de Técnicas de Respiração e Relaxamento do Actor, por Francis Selleck -1º Encontro de Teatro Universitário Francófono em Évora;
Atelier sobre técnicas de actor de Constantin Stanislavsky, por António Varela-1º Encontro de Teatro Universitário Francófono em Évora;
1998/9
Curso de Iniciação ao Teatro do CITAC 98/99
CITAC (Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra):
- Preparação de Actor I – por Nuno Coelho
- Preparação de Actor II – por Teresa Faria
- Voz – por João Grosso
- Expressão Corporal – por Ludger Lamers
- Pantomima e Movimento – por Rui Quinteiro
- Yoga/Tai Chi Chuan/Aikido – por Amândio Figueiredo
- Produção – por Ruy Malheiro e Ilda Teixeira
- Caracterização/Maquilhagem – por Ruy Malheiro
- Iluminação/Luminotecnia – por Francisco Lopes
- Som/Sonoplastia – por Tiago Hespanha e Ricardo Trindade
- Introdução ao Clown/Expressão Corporal – por Sílvia Guerra e Isabel Nogueira
- Exercício Final – Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa
Curso de Iniciação ao Teatro do CITAC 98/99
CITAC (Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra):
- Preparação de Actor I – por Nuno Coelho
- Preparação de Actor II – por Teresa Faria
- Voz – por João Grosso
- Expressão Corporal – por Ludger Lamers
- Pantomima e Movimento – por Rui Quinteiro
- Yoga/Tai Chi Chuan/Aikido – por Amândio Figueiredo
- Produção – por Ruy Malheiro e Ilda Teixeira
- Caracterização/Maquilhagem – por Ruy Malheiro
- Iluminação/Luminotecnia – por Francisco Lopes
- Som/Sonoplastia – por Tiago Hespanha e Ricardo Trindade
- Introdução ao Clown/Expressão Corporal – por Sílvia Guerra e Isabel Nogueira
- Exercício Final – Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa
1997/8
Oficina de Expressão Dramática II, Escola Secundária Infanta D. Maria, Exercício Final: O Terror E A Miséria No III Reich, de Bertolt Brecht, orientado por Laurinda Antunes.
Oficina de Expressão Dramática II, Escola Secundária Infanta D. Maria, Exercício Final: O Terror E A Miséria No III Reich, de Bertolt Brecht, orientado por Laurinda Antunes.
1996/7
Oficina de Expressão Dramática I, Exercício Final: Auto Da Índia, de Gil Vicente, por Laurinda Antunes; no Instituto Português da Juventude, de Coimbra; no Forum de Escolas da Expo 98, na FIL.
Oficina de Expressão Dramática I, Exercício Final: Auto Da Índia, de Gil Vicente, por Laurinda Antunes; no Instituto Português da Juventude, de Coimbra; no Forum de Escolas da Expo 98, na FIL.
Experiência Teatral Como Actriz
2000
Subversões, texto de Rui Zink e Carlos Curto, encenação de Carlos Curto, no CITAC, no Instituto Português da Juventude, em Coimbra; reposição no Teatro Académico de Gil Vicente;
Último Olhar, criação e encenação colectiva, no CITAC; a partir de um atelier com Joaquim Nicolau e André Gago, no Teatro-Estúdio do CITAC
Subversões, texto de Rui Zink e Carlos Curto, encenação de Carlos Curto, no CITAC, no Instituto Português da Juventude, em Coimbra; reposição no Teatro Académico de Gil Vicente;
Último Olhar, criação e encenação colectiva, no CITAC; a partir de um atelier com Joaquim Nicolau e André Gago, no Teatro-Estúdio do CITAC
1999
O Círculo da Lua,em Noites de Poesia(sessões de poesia em noites de lua cheia , do CITAC) Vozes, apresentado na Semana Cultural da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto, no Museu Soares dos Reis;
O Círculo da Lua (...), Com Paixão, leitura de textos de Pedro Paixão, pelo próprio, seguidos da interpretação dos actores;
O Círculo da Lua (...), Amor Puro E Casto;
Infidelidades, texto de Luís Assis, encenação de Nicolau Lima Antunes, no CITAC; no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra e no Auditório Nacional Carlos Alberto, no Porto;
O Círculo da Lua,em Noites de Poesia(sessões de poesia em noites de lua cheia , do CITAC) Vozes, apresentado na Semana Cultural da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto, no Museu Soares dos Reis;
O Círculo da Lua (...), Com Paixão, leitura de textos de Pedro Paixão, pelo próprio, seguidos da interpretação dos actores;
O Círculo da Lua (...), Amor Puro E Casto;
Infidelidades, texto de Luís Assis, encenação de Nicolau Lima Antunes, no CITAC; no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra e no Auditório Nacional Carlos Alberto, no Porto;
1998
Reposição de Ninguém, Absolutamente Ninguém no Instituto Português da Juventude, em Coimbra
Reposição de Ninguém, Absolutamente Ninguém no Instituto Português da Juventude, em Coimbra
1997
Ninguém, Absolutamente Ninguém, textos de Bernardo Soares, Marguerite Duras, António Ramos Rosa, Woody Allen e Outros, orientado por Adelaide Seabra, no grupo de teatro Daimon, em Coimbra.
Ninguém, Absolutamente Ninguém, textos de Bernardo Soares, Marguerite Duras, António Ramos Rosa, Woody Allen e Outros, orientado por Adelaide Seabra, no grupo de teatro Daimon, em Coimbra.
1996
A Casa De Bernarda Alba, de Federico García Lorca, orientado por Adelaide Seabra, no grupo de teatro Daimon, em Coimbra;
A Casa De Bernarda Alba, de Federico García Lorca, orientado por Adelaide Seabra, no grupo de teatro Daimon, em Coimbra;
1995
Recital de Homenagem a Miguel Torga, orientado por Helena Castro, na Escola Secundária Infanta D. Maria;
Histórias Em Verso Para Meninos Perversos, da obra homónima de Roald Dahl , orientado por Ana Amaro, no grupo de teatro O Sonho, em Coimbra.
Recital de Homenagem a Miguel Torga, orientado por Helena Castro, na Escola Secundária Infanta D. Maria;
Histórias Em Verso Para Meninos Perversos, da obra homónima de Roald Dahl , orientado por Ana Amaro, no grupo de teatro O Sonho, em Coimbra.
1994
Auto Da Barca Do Inferno de Gil Vicente, orientado por Ana Amaro, na Escola C+S Dr.ª M.ª Alice Gouveia, em Coimbra;
Recital de Homenagem a Florbela Espanca, orientado por Helena Castro, na Escola Secundária Infanta D. Maria; em Coimbra.
Auto Da Barca Do Inferno de Gil Vicente, orientado por Ana Amaro, na Escola C+S Dr.ª M.ª Alice Gouveia, em Coimbra;
Recital de Homenagem a Florbela Espanca, orientado por Helena Castro, na Escola Secundária Infanta D. Maria; em Coimbra.
Assistência de Encenação
2001
Aqui, Do Lado De Cá – A História Trágica de Pedro e Inês texto e encenação de Nuno Pino Custódio, no CITAC, no Teatro-Estúdio do CITAC;
Aqui, Do Lado De Cá – A História Trágica de Pedro e Inês texto e encenação de Nuno Pino Custódio, no CITAC, no Teatro-Estúdio do CITAC;
1999
Infidelidades, texto de Luís Assis, encenação de Nicolau Lima Antunes, no CITAC; no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra e no Auditório Nacional Carlos Alberto, no Porto;
Infidelidades, texto de Luís Assis, encenação de Nicolau Lima Antunes, no CITAC; no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra e no Auditório Nacional Carlos Alberto, no Porto;
Direcção de Produção
2001
Aqui, Do Lado de Cá – A História Trágica de Pedro e Inês texto e encenação de Nuno Pino Custódio, no CITAC, no Teatro-Estúdio do CITAC;
Produção Executiva
Aqui, Do Lado de Cá – A História Trágica de Pedro e Inês texto e encenação de Nuno Pino Custódio, no CITAC, no Teatro-Estúdio do CITAC;
Produção Executiva
1999
Um Imbróglio, a partir da B.D. de Lewis Strondheim, encenação de Carlos Reis, no CITAC, no sub-palco do Teatro Académico de Gil Vicente;
Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa , no CITAC no Teatro-Estúdio do CITAC;
Direcção de Cena
Um Imbróglio, a partir da B.D. de Lewis Strondheim, encenação de Carlos Reis, no CITAC, no sub-palco do Teatro Académico de Gil Vicente;
Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa , no CITAC no Teatro-Estúdio do CITAC;
Direcção de Cena
1999
Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa .
Selecção Musical
2001
Aqui, Do Lado de Cá – A História Trágica de Pedro e Inês texto e encenação de Nuno Pino Custódio, no CITAC;
Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa .
Selecção Musical
2001
Aqui, Do Lado de Cá – A História Trágica de Pedro e Inês texto e encenação de Nuno Pino Custódio, no CITAC;
Sonoplastia
1999
Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa, no CITAC.
Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa, no CITAC.
Festivais
1998
Ninguém, Absolutamente Ninguém no Festival Cenas Novas, em Viana do Alentejo;
Ninguém, Absolutamente Ninguém no Festival Cenas Novas, em Viana do Alentejo;
1999
Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa, no 1º Encontro de Teatro Universitário Francófono, em Évora.
Genet: Anjo Caído, texto e encenação de Bruno Schiappa, no 1º Encontro de Teatro Universitário Francófono, em Évora.
Rádio
1999/2000
Participação no programa de teatro radiofónico Hamlet Machine, criação de Paulo Lima, na RUC (Rádio Universidade de Coimbra)
Participação no programa de teatro radiofónico Hamlet Machine, criação de Paulo Lima, na RUC (Rádio Universidade de Coimbra)
Outras Actividades
Escrita
1999
Primeiro lugar em concurso de poesia, promovido pela Rascunho, em Coimbra
Primeiro lugar em concurso de poesia, promovido pela Rascunho, em Coimbra
1995
Publicação de texto na Colectânea Poetas Infantes, pela editora A Mar Arte, em Coimbra.
Publicação de texto na Colectânea Poetas Infantes, pela editora A Mar Arte, em Coimbra.
Desporto
1992/1996
Jogadora de Andebol
Jogadora de Andebol
Sem comentários:
Enviar um comentário